BIBLIOTECAS E ALGUNS COMANDOS
windows.h
Sleep(int)
pausa a execução do programa int milisegundos.
stdlib.h
system("pause")
pausa o programa.
exit(0)
termina a execução do programa.
srand(time(NULL))
rand(void)
malloc(size_t size)
inicializa um bloco dinâmico de tamanho size_t size
calloc(size_t num, size_t size)
inicializa um bloco dinâmico zerando o buffer
realloc(void* ptr, size_t size)
modifica um bloco dinâmico para tamanho size_t size
free(void* ptr)
"deleta" o bloco alocado dinamicamente.
time.h
time (time_t* timer)Pega a data atual, em segundos de acordo com o relógio Unix, a partir do relógio do sistema. Guarda esse valor no timer.
(a data atual é o tempo do calendário, e geralmente corresponde ao número de segundos decorridos desde as 00 horas do dia 1 de Janeiro de 1970 UTC).
retorna 1 se precionou a tecla da letra especificada.
getch (void)
espera uma letra (mantem aberto o programa).
putch (int)
escreve uma letra.
clrscr (void)
limpa a tela e move o cursor para a posição (1,1).
gotoxy (int x, int y)
posiciona o cursor na tela nas coordenadas x e y.
textcolor (int cor)
muda a cor do texto.
textbackground (int cor)
muda a cor do fundo.
A função inicializa o sistema de gráficos.
int largura: largura da janela.
int altura: altura da janela.
char* nome_da_janela: nome da janela gráfica.
se o parâmetro estiver vazio aparece "Windows BGI".
se o parâmetro for " " aparece a barra vazia.
se o parâmetro for "" a barra não aparece e janela não pode ser movida pelo usuário.
int left: localização x do canto superior esquerdo da janela.
int top: localização y do canto superior esquerdo da janela.
bool dbflag=false:(true significa que o buffer duplo será ativado).
bool closeflag=true:(true significa que o botão fechar da janela BGI fecha o programa.
o retorno int é o nº da janela se iniciar mais de uma
esse número serve de argumento para a função "setcurrentwindow".
setcurrentwindow(int)
Define qual das janelas gráficas abertas receberá o próximo comando.
far outtextxy(int x, int y, char* texto)
Escreve nas coordenadas (x,y) da janela gráfica.
far putpixel(int x, int y, int color)
Coloca um único pixel na tela, nas coordenadas (x,y) e com a cor color.
line(int x1, int y1, int x2, int y2)
Desenha uma linha que vai das coordenadas da tela x1,y1 até x2,y2
Montei um programinha que escreve a média dos números escritos em um arquivo de texto, ele aceita até 100 números.
coloquei uns números para teste e fiz o programa com um detalhe a mais pra ficar bem original
link: http://ul.to/l93btjqm
o ponteiro de arquivo pode também receber os endereços abaixo:
teclado: stdin
fscanf(stdin," "); = scanf
monitor: stdout
fprintf(stdout," "); = printf
CPU: stderr
fprintf(stderr," ");
porta RS232: stdaux
fprintf(stdaux," "); ou fscanf(stdaux," ");
porta DB-25: stdprn
fopen("/dev/lp0","w"); (impressora padrão)
fprintf(stdprn," ");
conio.h
kbhit (char* letra)retorna 1 se precionou a tecla da letra especificada.
getch (void)
espera uma letra (mantem aberto o programa).
putch (int)
escreve uma letra.
conio2.h
Download: http://adf.ly/Kmbme
Após a instalação vá até: Ferramentas > Opções do Compilador > Adiconar estes comandos à linha de comando do linker e escreva:
-lconio
Após a instalação vá até: Ferramentas > Opções do Compilador > Adiconar estes comandos à linha de comando do linker e escreva:
-lconio
clrscr (void)
limpa a tela e move o cursor para a posição (1,1).
gotoxy (int x, int y)
posiciona o cursor na tela nas coordenadas x e y.
textcolor (int cor)
muda a cor do texto.
textbackground (int cor)
muda a cor do fundo.
graphics.h
Após a instalação vá até: Projeto > Opções do Projeto > Parâmetros > Linker e escreva:
-lbgi
-lgdi32
-lcomdlg32
-luuid
-loleaut32
-lole32
int initwindow (int largura, int altura, char* nome_da_janela, int left, int top, bool dbflag=false, bool closeflag=true)-lbgi
-lgdi32
-lcomdlg32
-luuid
-loleaut32
-lole32
A função inicializa o sistema de gráficos.
int largura: largura da janela.
int altura: altura da janela.
char* nome_da_janela: nome da janela gráfica.
se o parâmetro estiver vazio aparece "Windows BGI".
se o parâmetro for " " aparece a barra vazia.
se o parâmetro for "" a barra não aparece e janela não pode ser movida pelo usuário.
int left: localização x do canto superior esquerdo da janela.
int top: localização y do canto superior esquerdo da janela.
bool dbflag=false:(true significa que o buffer duplo será ativado).
bool closeflag=true:(true significa que o botão fechar da janela BGI fecha o programa.
o retorno int é o nº da janela se iniciar mais de uma
esse número serve de argumento para a função "setcurrentwindow".
setcurrentwindow(int)
Define qual das janelas gráficas abertas receberá o próximo comando.
far outtextxy(int x, int y, char* texto)
Escreve nas coordenadas (x,y) da janela gráfica.
far putpixel(int x, int y, int color)
Coloca um único pixel na tela, nas coordenadas (x,y) e com a cor color.
line(int x1, int y1, int x2, int y2)
Desenha uma linha que vai das coordenadas da tela x1,y1 até x2,y2
PROGAMANDO COM ARQUIVO DE TEXTO
Montei um programinha que escreve a média dos números escritos em um arquivo de texto, ele aceita até 100 números.
coloquei uns números para teste e fiz o programa com um detalhe a mais pra ficar bem original
link: http://ul.to/l93btjqm
o ponteiro de arquivo pode também receber os endereços abaixo:
teclado: stdin
fscanf(stdin," "); = scanf
monitor: stdout
fprintf(stdout," "); = printf
CPU: stderr
fprintf(stderr," ");
porta RS232: stdaux
fprintf(stdaux," "); ou fscanf(stdaux," ");
porta DB-25: stdprn
fopen("/dev/lp0","w"); (impressora padrão)
fprintf(stdprn," ");
Nenhum comentário:
Postar um comentário